Categorias
Curso Auxiliar de Médico Veterinário Cursos Notícias

Dicas para promover a saúde bucal

1 – Combate à cárie

A primeira dica é sobre os doces. Todo mundo sabe que eles são potenciais causadores de cáries se consumidos em excesso. Mas você sabe por quê? A cárie ocorre quando há a colonização de bactérias que metabolizam os açúcares presentes nos doces, produzindo ácidos orgânicos e a diminuição do pH da boca. Quando o pH é menor do que o recomendável, começa o processo de desmineralização dos tecidos dentais e a dissolução da hidroxiapatita, interferindo na estrutura do esmalte. Esse é um dos meios pelos quais surge a cárie.

fonte: SEGS
2 – Mau hálito

Segundo a Dra. Rosileine Uliana (CROSP 32819), coordenadora da Comissão de Halitologia do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), existem mais de 60 diferentes “vilões” causadores do mau hálito. Entre esses vilões, acredite se quiser, está o estresse! Então uma dica que foge ao óbvio em relação ao combate ao mau hálito é lidar com as causas do estresse que pode estar motivando o mau hálito.

3 – Escovação


Não existe um consenso sobre qual a melhor forma para escovar os dentes. Um estudo publicado na British Dental Journal, em que foram consultadas empresas e profissionais de mais de 10 países, apontou grande amplitude de técnicas de escovação. Dessa forma, a melhor dica a respeito da escovação é consultar o seu dentista que lhe informará se a técnica que você está usando é ou não eficiente no combate às doenças bucais.

Fonte: http://www.nature.com/bdj/journal/v217/n3/full/sj.bdj.2014.651.html

4 – Higienização Bucal

Ainda que não se possa “bater o martelo” sobre a melhor técnica de escovação, algumas dicas da higienização que parecem ser uma constante nas recomendações de dentistas. Entre elas, a principal é a necessidade do fio dental. Ele é responsável por 50% da limpeza diária e seu uso não pode ser negligenciado. Uma boa dica é utilizá-lo antes da escovação para que não se esqueça de usá-lo.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2015/06/1645471-saude-responde-passar-fio-dental-antes-ou-depois-de-escovar-os-dentes.shtml

5 – Flúor

O flúor permite que os dentes se tornem mais resistentes à desmineralização, na medida em que protege os dentes mesmo em condições bucais de pH mais ácido. E a principal fonte de flúor que a populaçao consome, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, não é do creme dental ou de complementações realizadas pelo dentista, mas sim da água fluoretada. A lei 6.050/1974 determinou que os sistemas públicos de abastecimento de água devem contar com a aplicação de fluoretação. Entretanto, é importante que os níveis de flúor estejam adequados, não podendo ser menores nem maiores que o ideal.

Fonte: Marco Antonio Manfredini – Cirugião-dentista e secretário do CROSP

6 – Dentes Sensíveis

A hipersensibilidade dentária é um problema que atinge cerca de 40% dos brasileiros. Para evitar ou diminuir essa condição, o hábito de escovar corretamente os dentes e o uso do fio dental fazem diferença. Por outro lado, o consumo excessivo de bebidas, como refrigerantes e isotônicos, deve ser evitado, já que esses líquidos possuem um pH baixo e podem causar a erosão ácida do esmalte ou da dentina.

Fonte: Mario Sérgio Giorgi – Cirurgião-dentista e presidente da Câmara Técnica de Dentística do CROSP

7 – Sorria!

Sabemos que muitas pessoas costumam esconder o sorriso em razão de uma condição dental precária. Mas é importante saber que risos e sorrisos são responsáveis por uma série de benefícios para o corpo de maneira geral. Entre eles, estão a liberação de endorfina, a redução de hormônios relacionados ao estresse, a melhora da circulação sanguínea e a baixa da hipertensão. Daí se vê que os benefícios de uma saúde bucal apropriada vão muito além da mera questão estética.

Fonte: http://www.conexaolianagel.com/2013/05/um-sorriso-bonito-eleva-autoestima.html