Categorias
Notícias

Quais as consequências do covid-19 para educação no Brasil?

Além de causar impactos à saúde e economia, o vírus covid-19 afetou o setor da educação no Brasil. O ano letivo de 2020 foi bem diferente do planejado. Para evitar o contágio do coronavírus, as escolas ficaram fechadas. Dessa forma, os professores deram aulas aos estudantes diretamente de suas casas, utilizando computadores e a Internet como principais ferramentas de trabalho. Em meio a tantas mudanças, é possível notar as consequências que a pandemia provocou à educação brasileira. Confira nesse texto!

Impactos do coronavírus à educação no Brasil

Do ensino infantil, passando pelo médio e superior até a pós graduação, todos os alunos do Brasil encontraram-se em uma diferente realidade durante 2020. Por causa do covid-19, as aulas presenciais foram canceladas. Assim, uma das alternativas foi aproveitar a tecnologia e aprender de maneira virtual. Da mesma maneira em que os estudantes sentiram os impactos, os professores perceberam os efeitos que a pandemia trouxe para a educação brasileira como um todo. Veja abaixo quais foram essas consequências geradas!

Falta de preparo para aulas virtuais

Com a surpresa da pandemia, os professores foram obrigados a se adaptar rapidamente para uma nova metodologia de ensino ao qual a maioria não estava acostumada. Sem o devido suporte e treinamento, vários mestres encontraram dificuldade para desenvolver seus conteúdos didáticos aos alunos nas aulas virtuais. Isso porque muitos deles não tinham conhecimento de uso de tecnologias. Além disso, a ausência de uma plataforma para aulas dificultou a transferência de conhecimento. Após a criação de uma ferramenta virtual, tanto mestres como estudantes tiveram que aprender a utilizá-la.

Desgaste dos responsáveis na educação dos filhos

Nessa fase, os familiares passaram pelo grande desafio de colaborar ainda mais para o aprendizado das crianças. Por deixarem os pequenos nas escolas e terem seus afazeres, eles não estavam acostumados com essa realidade de acompanhar de perto a educação dos filhos. Por isso, muitos tiveram dificuldades em ajudar nesse quesito. Como os pais já concluíram essa etapa de ensino há muito tempo, a maioria não lembrava mais dos conteúdos. Somando tal dificuldade com as atividades do home office e tarefas domésticas, eles sentiram-se sobrecarregados, sem conseguir um bom rendimento para auxiliar os menores.

Desigualdade de ensino

Apesar da alta tecnologia existente no mundo, muitos estudantes ainda não têm acesso à internet, a computadores e dispositivos móveis. Isso prejudicou o ensino desses alunos, que precisaram de outras alternativas para aprender, como apostilas que as escolas produziram para eles. A desigualdade de aprendizado está sendo ainda mais notada entre as classes sociais, pois aqueles que pertencem às mais elevadas têm a possibilidade de aprender de forma mais equipada.

Resiliência para que a educação seja mantida

Devido a tamanha transformação na educação durante 2020, professores, alunos e familiares foram prejudicados. Mas, também, demonstraram seu poder de resiliência, adaptando-se à nova realidade. O desafio continua e a Global Tend Brasil, polo EAD da Estácio em Mambucaba, está preparada para colaborar com o ensino no Brasil nessa fase. Com o objetivo de capacitar jovens e adultos para o mercado de trabalho, estimulamos o aprendizado e favorecemos o raciocínio crítico. Entre em contato para garantir a sua vaga em um dos nossos cursos disponíveis!