Categorias
Curso Auxiliar de Médico Veterinário Cursos Notícias

COMO ESCOLHER UM CÃO PARA SEU APARTAMENTO

Escolha uma raça de cão que melhor se adpate ao seu estilo de vida.

Conversamos com a veterinária Thais Mara Bego de Moura, do curso AUXILIAR DE MÉDICO VETERINÁRIA, promovido pela Global Tend Brasil Treinamentos, a fim de solucionar muitas dúvidas sobre como adotar ou comprar o melhor cão para seu apartamento. Confira abaixo as dicas incríveis que ela nos passou para que você não erre na escolha.
GTB: Dra. Thais, muitas pessoas acreditam que se moram em apartamento não podem ter cães, isto é verdade?
Dra. Thais: Isto é um equívoco muito comum. Entretanto, existem muitos cães que são bem vindo à vida em apartamentos. Algumas raças são mais compatíveis com espaços menores. Veja primeiro algumas precausões que você precisa ter antes de sair e escolher seu cão:
1º – VERIFIQUE COM SEU SÍNDICO: Você deve verificar com seu síndico antes de adotar ou comprar seu cão. Alguns condomínios não permitem cães em todos as áreas. Isto é aceitável porque pode haver destruição de propriedade. Alguns vão cobrar o que é chamado de “aluguel de estimação” e pode existir um depósito para seu animal de estimação também.
2º – LIMITAÇÕES DE RAÇA: Após verificar a permição de animais, deve pesquisar sobre quais raças são aceitáveis em seu condomínio.  Alguns, especialmente em cidades, terão restrições sobre quais raças você pode ter. Algumas raças podem ser consideradas agressivas, como Rottweilers, Doberman Pinschers, Pit Bulls, pastores alemães e pugilistas. A maioria tem uma lista de cães que não são permitidos.
3º – HORA DE SELECIONAR O CÃO: Se uma raça atrai seu interesse, investigue primeiro a personalidade e as necessidades da raça antes de adquirir seu cão. Só porque um cão é compatível com o apartamento, não significa que é compatível com você. Para ajudá-lo a escolher, veja abaixo a descrição de várias raças e veja qual se adpata melhor a seu estilo de vida.

  • RAÇAS PEQUENAS

Chihuahua
Esta raça é comumente conhecida como a menor raça de cão. Chihuahuas são compatíveis para um apartamento por causa de seu tamanho e também por causa de seu temperamento. Precisam ser caminhara todos os dias para queimar a energia excessiva. São felizes longe de casa ou perto de você.
– Dachshund
Os inconfudíveis “cachorros salsicha”, são muito populares. São ideais para um apartamento por causa de seu tamanho e exigências do exercício. Eles ficam elétricos, mas não tanto como muitos cães pequenos, como Terriers. Esteja ciente que esta raça poderá ter problemas traseiros quando mais velhos.

Pug-Pugs
Estão se tornando as mais populares raças de cão pequeno ao redor do mundo. Eles são pequenos e muito carinhosos! Exigem algum exercício; no entanto, por causa de seus narizes empurrados, eles podem ter alguma dificuldade para respirar.
Bichon Frise
Estes cães pequenos assemelham-se aos poodles, mas têm uma personalidade toda própria. São pequenos, pesando cerca de 5 a 7 quilos. Eles requerem luz do sol e caminhada todo dia. Estão ganhando popularidade como uma raça inteligente e afetuosa.
Poodle
Todo mundo está familiarizado com esta raça de cão. As raças de poodle que são mais adequadas para a vida de apartamento são de brinquedo ou poodles em miniatura. Poodles padrão são maiores e são muito energécos para viver em um apartamento.
Buldogue francês
Esta é uma raça pequena de cão que não é que popular ou comum mas é bem vinda para a vida de apartamento. Eles são pequenos e têm uma atitude semelhante ao Pugs, especialmente com os problemas respiratórios que eles sofrem. Tenha em mente, no entanto, que eles vêm equipados com a atitude e teimosia de um bulldog inglês em um pequeno pacote.
Lhasa Apso
Esta raça é de pequeno porte e tem vindo a ganhar popularidade ao longo dos anos. Eles exigem aliciamento. Eles requerem a caminhada na luz, mas ficam muito felizes de ficar em casa e tirar um cochilo!
Pequinês
São cães felizes, e com os índices de energia mais baixos de energia dos cães pequenos. Eles vêm com muitas preocupações de saúde e responsabilidades, tais como problemas respiratórios, problemas de adestramento, mas a sua personalidade doce e lealdade faz tudo valer a pena.
  • RAÇAS MÉDIAS
Clumber spaniel
Enquanto o termo “spaniel” pode despertar preocupação para a hiperatividade e caça interminável, este não é o caso para o Clumber. Eles podem ser usados como cães de caça, mas eles não são o cão mais rápido do mundo. Eles têm personalidades doces e requerem caminhadas leves.
Bassett hound
Bassetts são cães de baixa energia. Eles são de tamanho médio e são animais de estimação muito amoroso. A única preocupação com esta grande raça é o quanto eles latem. Assim como qualquer outro cão, eles tendem a uivar. Este não é sempre o caso, mas certifique-se da história do seu cão com latido antes de trazê-lo em um complexo de apartamentos.
Petit Bassett Griffon Vendeen
Esta é uma raça de cão que a maioria nunca ouviu falar e alguns não podem mesmo pronunciar, mas o apelidado de “PBGV” é um dos cães mais carinhosos e queridos lá fora. Eles são semelhantes com o cão Bassett, apenas com cabelo mais comprido. As mesmas diretrizes uivando se aplicam a esses caras.
Basenji
Esta raça é muito menor do que o acima. É uma raça menor, mais lustrosa, original em muitas maneiras. São um pouco menos popular e incomum e eles não latem. Esta pode ser uma característica muito grande para um cão que vive em um apartamento. Eles fazem algo chamado yodeling, mas não é uma ocorrência comum.
– Whippet
O “Whippet” é para a pessoa que mora em casa à procura de um cão muito elegante. Eles são energéticos, mas não muito. Exigem caminhadas diárias. São muito tímidos e afetuosos.
Se o seu gosto pessoal é para um cão maior, não tema. Os cães de apartamento vêm em todas as formas e tamanhos. É com o nível de energia que você provavelmente terá mais preocupação para a escolha de um cão caber em seu estilo de vida. Existem grandes raças que são ideais para apartamentos também!