Você mora em apartamento e quer adotar ou comprar um cão de grande porte para ser seu novo amigo? Veja abaixo as orientações da médica veterinária Dra. Thais Mara Bego de Moura,professora do curso de AUXILIAR DE MÉDICO VETERINÁRIO, da GLOBAL TEND BRASIL, sobre qual a raça ideal para seu estilo de vida:
GRANDES RAÇAS
– Malamute do Alasca
Estes são cães realmente grandes. São reminiscente dos grandes cães de trenó do São belos cães que muito ativos, e pode exigir uma caminhada a cada dia, mas eles ainda estão felizes em ficar em um pequeno apartamento com você. São muito carinhosos.
– Newfoundland
Estes cães só podem ser pensados como ursos de pelúcia grandes! São preto ou preto e branco (chamado Landseer). Têm aproximadamente o tamanho de um St. Bernard. São cães aquáticos que vêm de Newfoundland. Eles são muito afetuosos com as crianças e todas as pessoas. Eles requerem uma caminhada regular. Eles também requerem limpeza regular devido à sua longa camada grossa de peles.
– Mastiff
Há duas raças diferentes de Mastiffs. Há Mastiffs de touro e Mastiffs. Se um cão muito grande é mais o seu estilo, você vai querer obter um mastim. Eles são incrivelmente grandes com a pele flácida adorável em seus rostos. Eles não são muito ativos, e são muito bem adaptados para a vida do apartamento. Se você está pronto para lidar com uma grande quantidade de babados e um cão de colo muito grande, o mastim é certo para você. O Mastim do touro é apenas um bocado menor e tem um tipo do pugilista/buldogue da cara. Os Mastiffs do touro têm o mesmo temperamento e são bem situados à vida de apartamento.
– Great Dane
O Great Dane é conhecida como uma das maiores raças de cães. Embora possa parecer ridículo para manter um cão de 130 quilos em seu apartamento, eles são realmente ideais. Embora eles são grandes cães, eles têm relativamente baixa energia e só requerem algum adestramento. São muito carinhosos e brincalhões, bons com crianças e pessoas em geral.
– St. Bernard
O St. Bernard é uma raça muito conhecida de cão grande. São semelhantes aos Malamute e Newfoundland em que eles precisam de um pouco de aliciamento, mas eles são grandes e afetuosos. São bem adequados para a vida de apartamento, desde que você está disposto a andar com eles pelo menos algumas vezes por semana.
– Sheepdog inglês velho
Esta raça é uma que não pode ser tão comum quanto os outros. São muito admirados e certamente irá atrair alguns olhares ao longo do caminho! Eles requerem um muito adestramento e cuidados, mas eles são extremamente afetuosos e bons companheiros de baixa energia.
Segundo a Dra Thais no entanto, há algumas raças grandes que você deve evitar a todo custo dentro de apartamento, veja abaixo:
RAÇAS DESPORTIVAS -você vai querer ficar longe de raças esportivas de cães. Estas raças têm muitas vezes alta energia! Estes incluem setters (Inglês, Gordon, irlandês), retrievers (Golden, Labrador, Chesapeake Bay), e ponteiros (Vizsla, alemão de curto, inglês). Apenas para citar alguns. Apesar destas raças serem muito populares, são mais adequadas para viver fora de casa ou em uma grande casa.
Hounds-Hounds são menos apropriadas para viverem em apartamento por causa de seu nível de energia e seu nível de ruído. Algumas dessas raças incluem hounds Coon (preto e tans, Blueticks, Plott e Walker). Greyhounds são excluídos por causa de seu nível de energia. Outro cão que você deve evitar é o Beagle. Beagles podem latir muito alto e muito são muito ativos.
Pastoreio raças-a maioria das raças de pastoreio raças têm muito energia e ficará muito aborrecido num apartamento. Algumas destas raças incluem collies, collies de beira, collies farpados e Sheepdogs de Shetland. Qualquer uma dessas raças poderia desenvolver comportamentos destrutivos se forçados a viver em um apartamento.
Siberian Huskies-esta raça é comumente conhecido como um cão de trabalho ou um cão de trenó. Eles são mais felizes quando eles estão trabalhando e pode se tornar entediado e destrutivo se mantido em um pequeno apartamento.
Dálmatas-esta raça, embora popular e bonita, é um cão com muita energia. Podem tornar-se destrutivos na vida em apartamento.
Terriers-enquanto algumas raças terrier podem se dar bem em apartamentos, eles são, em sua maior parte muito ativos e exigem muita energia. Eles também são bastante barulhentos, e seu latido, muitas vezes agudo, pode ser perturbador e incomodar os vizinhos.
As raças do guardião-como mencionado no começo, alguns condomínios podem não permitir que você tenha determinadas raças. Não são servem para a vida em apartamento. Eles são grandes e requerem muito exercícios, tempo e disciplina. Estas raças incluem Rottweilers, doberman pinscher e American Pit Bull Terrier.
Esperamos que você tenha agora uma boa compreensão de que raças são as melhores para um apartamento. Pesquise e se informe sempre sobre uma raça antes de adotar ou comprar!
A Dra Thais lembra também que os cães são ótimos para nos manter exercitando, afinal, temos que pelo menos caminhar com eles. Ajudam ainda na socialização de novos amigos, pois os donos de cães geralmente conversam com outros proprietários de cães enquanto caminham por parques e jardins.
Boa sorte em encontrar o melhor cão e um companheiro de vida!